Duplicidade

(por Ezequiel Gomes)

"...homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:8)


A verdade (vista como a realidade) não deveria ser tão ruim a ponto de prescindirmos dela para viver em paz com nossas familias, com a sociedade e muito menos com Deus. Mas o fato é que é isso que muitos estão tentado fazer: Enganar a si mesmos de que são bons, verdadeiros e justos quando este não é o caso, e creio que isso se dá como uma manifestação da necessidade psicológica de justificação que o ser humano tem. Nesse caso o termo justificação tem a conotação de explicar a necessidade de darem razão a si mesmos por serem o que são, o que muitas vezes implica em dar razão aos desvios de natureza e de conduta que o ser humano manifesta em suas escolhas e relacionamentos neste mundo.

Nesta tentativa de se justificar a si mesmo, o ser humano encontra a expressão da mais demoníaca de todas as suas inclinações que é a de querer encontrar justiça em si mesmo (onde ela não existe). E aqui evoca-se a família, a sociedade e a igreja como as responsáveis pelos erros que existem em si mesmo, e desta forma temos no cristianismo de alguns uma mera expressão de religiosidade sincrética que mescla elementos pagãos (justificação própria ou apaziguamento da ira dos deuses por qualquer tipo de "obras" de penitência ou merecimento), espiritualistas (evolução da alma e culpa do pecado no carma e não na decisão ou natureza humana), e demoníacas (tornar o pecado em qualquer de suas dimensões algo normal e aceitável).
E é nessa situação que Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, e tratando da necessidade de sabedoria para entender a verdade de Deus e vivê-la, diz que Deus a concede ao que lhe pede. O conselho inspirado vai mais longe e diz que aquele que pede vá a Deus "nada duvidando" (Tg 1:6) e explica que aquele que duvida é semelhante à onde do mar e que esse homem não alcançará coisa alguma da parte do Senhor (1:7), pois é de ânimo dobre em todos os seus caminhos...

Pensamentos importantes surgem dessa imagem: Um homem divido entre a oração e a dúvida. Ou seja, ele crê em Deus, em seu poder, mas não crê. O paradoxo é insolúvel e retrata a vida religiosa de muitos que na teoria querem a Deus, sua redenção e sua lei no coração, mas em realidade negam isso por duvidar do poder e da boa vontade de Deus em conceder perdão e poder.

Tenho certeza de que há espaço para os filhos e filhas de Deus duvidarem: O que Deus quer? Quando Deus mudará minha sorte? Quando Jesus voltará?

Mas duvidar do amor perdoador e da graça de Deus manifestada em Jesus Cristo é muito mais que isso, é a exteriorização de um relacionamento rompido com Deus, e essa pessoa nada alcançará da parte do Senhor, uma vez que se relacioa com Deus não na base da sinceridade e fé, mas da incerteza e infidelidade.

Essa duplicidade no relacionamento do homem com Deus certamente há de deturpar o relacionamento desse homem com os outros e assim a mentira, a hipocrisia e a duplicidade invadiram todos os âmbitos da vida e essa é a maior desgraça que pode ocorrer na vida de um cristão, a de ser indistinto dos mundanos que vivem como pagãos e que não conhecem a Deus.

A duplicidade entre a certeza e a dúvida sobre o amor de Deus não deve ser abrigada no coração daquele que se aproxima de Deus para lhe pedir sabedoria para viver em um mundo tão complexo, e Deus pode, e há de nos guiar em meio aos desafios profissionais, dos relacionamentos e dos tempos que diante de nós estão.

Oremos a Deus pedindo sabedoria do céu para sermos integros e retos de coração e nos nossos relacionamentos

"Deus, Pai Todo Poderoso Em nome de Jesus Cristo estamos em tua presença agora e sempre Vivemos em ti e queremos a ti: Teu perdão, Teu poder, Tua graça e Tua paz Nada merecemos Nada podemos Mas temos absoluta certeza de que tudo podes Senhor Nosso e Deus Nosso Precisamos de sabedoria para nos guiar, e de amor para amar as pessoas e ao Senhor que nos amou primeiro Nos fortalece e nos cura de nossas duplicidades e infidelidades e assim que um dia possamos viver à luz da tua face para todo o sempre em nome de Jesus, Amem!"

Fonte: Vem Senhor Jesus


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails