A OBRA DE ARTE DE DEUS

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (Efésios 2:10).

Conta-se que antes de começar um importante trabalho, o grande escultor, pintor, arquiteto e poeta Michelangelo viajou para as pedreiras da cidade de Carrara, situada a noroeste da Itália, e escolheu pessoalmente o bloco de mármore no qual iria realizar uma obra de arte. Enquanto supervisionava pessoalmente o trabalhoso transporte do bloco branco até seu estúdio, projetava em sua mente os contornos da estátua que seu cinzel iria esculpir.

Séculos antes, em sua epístola aos fiéis de Éfeso, o apóstolo Paulo escreveu uma poderosa passagem concernente à obra criadora de Deus na vida do cristão: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos BOAS OBRAS, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (Efésios 2:10). Significativamente, a palavra grega originial para "criação" é poieo. Este termo se refere à criação de um ARTISTA TALENTOSO. Em realidade, a frase-chave nessa passagem poderia ser traduzida como: "Nós somos o poema de Deus; nós somos a obra de arte de Deus".

Não existe ninguém como você. Bem no início, os seres humanos foram trazidos à existência mediante um ato criativo de Deus - não como resultado de uma fortuita interação de forças naturais. Cada um de nós é inigualável e, apesar de nossa condição pecaminosa, ainda portamos a imagem dAquele que nos fez. Quando vamos a Deus em busca de perdão e de uma vida mediante Jesus, Ele nos recria, transformando nossa vontade, afeições e própósitos. Essa miraculosa mudança é graciosamente oferecida e, de modo semelhante, tem de ser livremente aceita. Assim como Deus nos estende Sua misericordiosa mão, precisamos apegar-nos a ela a fim de sermos erguidos.

Deus preparou as boas obras para fazermos. Uma vez que experimentemos o novo nascimento em Cristo, somos capacitados a fazer o bem. Paulo se expressa com meridiana clareza explicando que nossas boas obras não são MEIOS de conseguirmos a salvação, mas o RESULTADO natural de havermos sido salvos. Como a roseira produz rosas e a macieira maçãs, as ações altruístas são uma consequência natural da vida de um cristão renascido. O Artista-Mestre nos recriou com um propósito - para planejar e agir em benefício de outrem. E Deus é quem proporciona oportunidades e nos motiva a usar nossos talentos, habilidades e dons para esse fim.

Podemos escolher fazer o bem. Em tudo isso, Deus respeita nossa individualidade e vontade. Ele não Se impõe e nem impinge Seus planos sobre nós, mas graciosamente convida-nos a nos tornarmos Suas mãos e pés - Seus instrumentos de misericórdia ao mundo. O Espírito Santo nos move à ação. Nossas palavras positivas podem transformar a tensa atmosfera de um escritório.

Nosso interesse pode transformar a exacerbada competitividade de uma sala de aula ou de trabalho. Nossas ações de amor podem transformar e reunir amigos e famílias separadas. Realmente, "o mais forte argumento em prol do evangelho é um cristão que sabe amar e é amável" (EGW, A Ciência do Bom Viver, 470).

O Artista-Mestre já agiu. A cena está montada. Diariamente, as oportunidades de fazer o bem acham-se disponíveis ao nosso redor. Meu desejo é que você e eu, optemos diariamente a agir como o Deus encarnado agiu; fazendo o bem a todos que cruzarem os nossos caminhos!

REFLEXÃO: "E formou o Senhor Deus o homem do PÓ DA TERRA, e SOPROU em suas narinas o FÔLEGO DE VIDA; e o homem FOI FEITO ALMA vivente." (Gênesis 2:7)

(Por Huberto M. Rasi - Diálogo Universitário 2/vol 16/2004)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails